quinta-feira, 24 de junho de 2010

Material Didático

Método Paulo Freire

O educador se inteira daquilo que o aluno conhece, não apenas para poder avançar no ensino de conteúdos, mas principalmente para trazer a cultura do educando para dentro da sala de aula.

Exploração das questões relativas aos temas em discussão – o que permite que o aluno construa o caminho do senso comum para uma visão crítica da realidade.

O conteúdo em questão apresenta-se "dissecado", o que deve sugerir ações para superar impasses. Para Paulo Freire, esse procedimento serve ao objetivo final do ensino, que é a conscientização do aluno.

Segundo Torres, a concepção educacional de Paulo Freire é uma proposta anti-autoritária, “na qual professores e alunos ensinam e aprendem juntos. Partindo-se do princípio que educação é um ato de saber, professor-aluno e aluno-professor devem engajar-se num diálogo permanente caracterizado por seu relacionamento horizontal”.

Sugestão de Material Didático

Idade: Crianças de 4 anos.

Material utilizado: Imagens de 11 animais da África, quebra-cabeça com os nomes desses animais.

Desenvolvimento:

1) Em uma sala de aula com crianças do 1° período, um assunto que estava chamando muito o interesse dos alunos era o lugar onde estava acontecendo a Copa do Mundo/2010 e os animais originários da África. A partir daí, decidimos investigar a curiosidade dos alunos e, juntos (aluno e professor), decidiram fazer um projeto estudando os variados animais da selva africana.

2) Posteriormente, os alunos levaram uma pesquisa para casa, onde cada criança deveria trazer curiosidades sobre algum animal africano (Aqui, foram abordadas questões como extinção, consciência ambiental, etc).

3) Por fim, elaboramos um material didático para este projeto: um quebra-cabeça com os nomes dos animais. Cada criança escolhe um animal e algumas letras e tem como objetivo colocar em ordem o nome do animal.

Bibliografia utilizada:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

Grupo: Amanda Mendes, Ana Carolina Campos, Carolina Amaral, Lívia Henriques.

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